View Full Version: Canto - Tecnica Vocal - Aprendendo a Cantar

Edu_Falaschi > Tecnica Vocal > Canto - Tecnica Vocal - Aprendendo a Cantar


Title: Canto - Tecnica Vocal - Aprendendo a Cantar
Description: Alguns exercicios pra quem quer começar


Adam Ivanoff - February 6, 2006 03:29 PM (GMT)
Ae pessoal, td bem ?

Bom, como esse eh o forum do "Sr Eduardo Falaschi" , nada mais justo e lógico do quer um topico sobre canto aki , neh ? Antes, eu estava respondendo algums duvidas da Lipa e espero que elas tenham sido resolvidas. Somente não pude ajudar mais pq o msn dela não tem suporte a sons e isso ajuda mto num chat.

Bom, vou iniciar aki com o basico sobre canto. Na verdade é a minha visão especifica sobre ele , pois não tenho faculdade nem graduação no msm , e sou auto didata ! Porém posso concluir , que com alguma orientação e esforço, tds podem aprender a cantar e isso foi, digamos , meu lema de vida :)


Então vamos começar logo e deixar de bobagens....



Respiração

Bom, como todos sabem (ow ao menos alguns ;) ) , a parte MAIS IMPORTANTE do canto é a respiração. Isso pq ela vai te dar toda a força pra mandar uma nota e toda a sustentação da mesma. Ela tem de ser muito bem feita e entendida, que é o basico, o passo inicial para cantar uma musica. Porém, a respiração para canto é diferente da que estamos acostumados. Estamos acostumados a escutar : "barriga para dentro, peito para fora" e qnd respiramos, estufamos o peito (caixa toraxica) , fazendo-o se erguer. ISSO É COMPLETAMENTE ERRADO. Estufando a caixa toraxica, vc não aproveita nem 1 terço do ar que seu pulmão pode armazenar e isso faz com que vc não tenha volme de ar necessario para cantar.Devemos então usar a respiração abdominal (diafragmatica).Mas que raios é isso !? Bom , tds sabem que em baixo do pulmão, temos um musculo chamado Diafragma. Não devemos efetivamente "respirar por ele" mas sim, respirar com toda a capacidade do pulmão (ow qs toda) e fazer com que esse musculo desça (qnd inflmaos o pulmão, ele automaticamente desce) para assim termos ar e apoio para cantar. Então como respirar corretamente ? Aí esta :

1 - Exercício sobre Resp. Diafragmatica :
1. - Sente-se em uma cadeira com a coluna reta
2. - Separe um pouco as pernas , de modo que elas fikem um pouco abertas
3. - Apoie os cotovelos em cima dos joelhos (respectivamente, cot direito no joe dir)
4. - Debruce em cima dos cotovelos e inspire normalmente.

Vcs sentirão que a região abdominal começara a encher. ESSA é a tão complicada resp abdominal, que poucos explicam corretamente. A ideia é vc acostumar o seu corpo com essa respiração, para poder cantar. Isso é um exercicio de pratica, para poder então gerar um "vicio" dessa resp. TREINEM ISSO. É MUITO importante para cantar.

Em breve continuo com "a serie".... espero que isso ajude alguem XD.

Abraços ! Duvidas : MSN !

Nightwolf - February 9, 2006 05:18 PM (GMT)
Dicas legais!

continue publicando essas dicas pois estou formando uma banda e será de grande valor!

Angel_heart - February 10, 2006 11:46 AM (GMT)
Valeu pelas dicas e isso funciona e mto.. Eu comecei a fazer aulas de canto a pouco tempo e esses exercicios de respiração são fundamentais..
auauah estavamos ate comento com meu professor q é devido a respiração q a maioria dos cantores tem uma barriguinha srsrs!!!!!!

Cam - February 10, 2006 02:39 PM (GMT)
Que bom Adam, creio que este tópico será de grande ajuda a quem quer se aprimorar na arte do canto. Espero aprender bastante por aqui.

Tenho também outros exercícios de respiração. Lembrando que devem ser feitos de forma tranqüila, sem pressa, e freqüentemente claro. Afinal é uma atividade que seu corpo precisa de uma rotina para se adaptar. Vamos lá.

* Exercício para percepção da inspiração voluntária. Este exercício é ideal para que a respiração flua de forma natural. Para isto, é necessário o relaxamento da musculatura. Solte todo o ar, murchando a barriga. Fique alguns instantes sem ar e, em seguida, relaxe a musculatura abdominal, sem forçar a entrada do ar. Não é difícil perceber que, desta forma, o ar entra naturalmente. Exercício indicado para trabalhar a elasticidade da musculatura abdominal.

*Exercício para treinar a saída do ar com controle. Acho este exercício muito importante, pois auxilia nos momentos em que precisamos segurar uma nota por mais tempo numa frase. Inspirar “abrindo” as costelas, e na expiração soltar o ar firmando o abdômen, tentando murchar as costelas. Recomenda-se contar o tempo da saída do ar, para aprimorar este controle.

Bom, depois coloco mais dicas. E vale lembrar que, no começo, é normal sentirmos tontura, pois como o Adam falou, respiramos totalmente errado. E a respiração da forma correta intensifica a oxigenação no cérebro, provocando vertigem.



Lipa - February 10, 2006 10:19 PM (GMT)
é mesmo :) o Adam teve mesmo uma boa edeia de abrir este topico :) ele tem-m ajudado bastante e esses exercicios sãos bons :)




* Hosted for free by zIFBoards